'Estamos fartos de saber que o povo galego fala un idioma de seu, fillo do latim, irmao do Castellano e pai do Portugués. Idioma apto e axeitado para ser veículo dunha cultura moderna, e co que ainda podemos comunicar-nos com mais de sesenta millóns de almas (...) O Galego é un idioma extenso e útil porque -con pequenas variantes- fala-se no Brasil, en Portugal e nas colónias portuguesas'.
E não falo de cobrar 90 milhões de euros por por dar couces numa pelota - com muito estilo, isso sim -. Falo de enganchar realmente aos meus amigos à música em português.
Alguns dos meus achegados, se escutavam música lusófona, era por influência minha - descartando os bascos, com os que estou quando vou lá a Euskal Herria de visita, e que me mostraram p.ex. a Gabriel o Pensador ou a Ivete Sangalo -. É claro que não tenho eu todo o mérito, as radiostations fizeram boa labor com a Garota Nacional dos Skank, o Tic Tac dos Carrapicho, a lambada de Kaoma, o Já sei namorar dos Tribalistas... e muito mais recentemente o Rap das armas de Cidinho & Doca, Kalemba dos Buraka Som Sistema ou Danza Kuduro de Lucenzo. Sem esquecermos o grande sucesso da Cabritinha de Quim Barreiros.
O caso é que o círculo era sempre o mesmo:
1º- Eu a surfar na internet na procura de músicas diversas.
2º- Fichar aquelas das que gosto - de todo tipo, mas com boa frequência aparece alguma em português.
3º- Ponho essa música no carro e também quando quedamos pra tomarmos uns cubalibres na minha casa antes de irmos de caralhada.
4º- Às vezes gostam de alguma delas, e se tal passo-lhas.
E mirai o que é sair na televisão - porque eu guapo e rico sou... só que não o ando a dizer por aí como outros :D -, que dum dia para outro o Cristiano vai e rompe o esquema.
Tudo começou com o Cristiano Ronaldo e o Marcelo celebrando um gol do Real Madrid contra o Málaga com uma simpática dança.
Isso saltou às secções desportivas dos telejornais todos. Houve quem reclamou: 'Neimar já o tinha feito antes!' Nada importava já, o furacão da Madeira é imparável. Todo o mundo, mesmo eu, à procura do som original que provocara esses calores nos craques do Real Madrid... e apareceu no YouTube o Michel Teló cantando pra uma moreia de delicinhas.
Vislumbrei um bombaço eu que tenho bom olho pra isto da música, mas fiquei curto nas previsões. Chegou o sábado, comentei aos meus amigos toda esta mesma jogada que venho de contar, mostrando o vídeo do Ronaldo e o Marcelo e como cheguei ao 'Ai se eu te pego'. Adoraram mesmo! Não só queriam essa canção, queriam mais do Michel Teló!
E é que uma boa canção engancha, mas se a patrocina uma estrela do futebol é muito melhor! Ademais esta tem algo do que todas as que mencionei com anterioridade (menos uma, e mirai se pegou que este passado verão volveu a estar na moda) careciam: um baile!
Na seguinte semana já tinha um amigo meu a canção no telemóvel antes de eu descarregá-la, escutei um par de rapazes com ela no móbil pola rua... e comentou-me um colega: 'pues ya prestaba que pusieran la canción esa por aí en los bares'. Meu dito, meu feito... chegou o sábado e foi em três bares da vila na que eu moro que escutei o 'assim você me mata'.
Se temos do nosso lado ao atacante do Funchal, sem dúvida venceremos! ;)