 Amanhã, como não poderia deixar de ser, voltarei a festejar a data no topo da história moderna de Portugal. Infelizmente não posso deslocar-me a Lisboa, por motivo de doença pessoal, e assistir aos grandes actos desta celebração, mas dende o alem nos ficamos lá.
Minha admiração agora e sempre pelo tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho, idealizador daquela data e de suas ações, e também pelo capitão Salgueiro Maia, executor material de tudo aquilo, mesmo dizendo "ele era o dono de tudo aquilo"
No entanto, isso ficaría careca, se não disséssemos as conclusões que devemos tirar de tudo o que aconteceu, ou seja, o colapso da ditadura salazarista e a abertura a um novo mundo para o pequeno Portugal e para o grande.
É verdade que os poderes de facto naquela altura conseguiram desviar o rumo mais social do país, a troco de uma democracia supervisionada pelos EUA, como principal cabeçalho da OTAN.
Embora assim seja, agora temos um sistema "democrático", ao mais puro estilo liberal, com luzes e sombras, dir-se-á sempre : que é o melhor...! a meu ver, ainda há muito a fazer para saber quando, e , se já nasceu o próximo Salgueiro Maia, desta vez cidadão civil....
Até já....!
24 de abril do ano 2023
|