Joao da Nova


Todo o referente o Navegante João da Nova
O navegante João da Nova (orixinalmente Joan de Nóvoa) nacido en Maceda-Ourense mostrase como un galego universal, o máis relevante do seculo XVI.

O meu perfil
 CATEGORÍAS
 FOTOBLOGOTECA
 RECOMENDADOS
 BUSCADOR
 BUSCAR BLOGS GALEGOS
 ARQUIVO
 ANTERIORES

Santa Helena
Ilha do océano Atlántico, pertencente á Inglaterra, situada a 1.900 kms. A O. do continente africano e a uns 1.300 a SE. da ilha da Ascençao, que é a terra que lhe fica mais próxima. Tem uma superficie de 122 kms2. e a sua populaçao é superior a 4.000 habitantes na sua mayoría negros. A ilha é de origen vulcânica e bastante montañosa, atingindo as High Kills, do SO., a 840 m. de altitude. O clima é suave e saudável.

Os antigos bosques quase que desapareceram, e a flora, que continha muitas espécies peculiares à ilha, tem sido suplantada por plantas exóticas, procedentes de várias partes. Desde a abertura do Canal de Suez que o seu comércio se tornou insignificante, e a sua exportaçao em pouco mais consiste do que fibra e estopa. É uma colónia da Coroa, administrada por um governador e um conselho ejecutivo de cinco membros. Existem na ilha uma capela católica, quatro baptistas e quatro episcopais, e também algunas escolas elementares. O porto que serve Santa Helena é Jamestoun. Comunica com a Cidade do Cabo por meio de um cabo, e possui também linhas telefónicas.

Dela depende a ilha da Ascensao, Santa Helena foi descuberta em 21-V-1502 pelo navegador portugués Joao da Nova e foi colonizada pelos Holandeses em 1645, dos quais passou aos Ingleses e novamente aos Holandeses, ficando definitivamente em poder daqueles a partir de 1673. A Compañía das Indias Orientais cedeu-a ao Estado em 1834. Tornou-se mais conhecida por ter sido, em 1815 e 1821 o lugar de desterro de Napoleón.

Grande Enciclopedia Portuguesa-Brasileira.
Categoría: 03-Illas - Publicado o 02-01-2008 18:17
# Ligazón permanente a este artigo
Chuza! Meneame
© by Abertal
contador web
contador web